domingo, 3 de abril de 2011

A História da Tiquira.

Elaborada a partir da mandioca, a tiquira é uma bebida criada pelos índios a partir do Cauim, que era o resultado da fermentação do mosto da mandioca. Com a colonização feita pelos portugueses, ao Cauim foi aplicadao o processo de destilamento, resultando numa bebida com maior teor alcoólico e mais pura, a tiquira. O nome tiquira tem sua origem do dialeto indígena Tupi: tykir = cair gota a gota, não confundindo com a bebida mexicana Tequila, obtida do arbusto agave, originário dos desertos mexicanos próximos ao povoado Tequila.


Hoje a tiquira é produzida de forma artesanal em apenas alguns municípios próximos aos Lençóis Maranhenses, é a única bebida genuinamente brasileira, já que sua matéria-prima é nativa de nosso país. Dentre suas características destacamos seu alto teor alcoólico (variando de 38° até 56° GL), sua coloração levemente azulada e seu uso como aperitivo. Devido a produção ser muito pequena em relação ao que se produz no Brasil de cachaça, o valor do litro da tiquira é um pouco mais elevado do que está última, cerca de 60% a mais. A demora no processo de obtenção também acarreta nesse valor diferenciado, já que para a mandioca obter fécula suficiente para gerar uma boa tiquira, às vezes tem de se esperar até 15 meses desde o seu plantio até sua colheita. A isso ainda se soma a distribuição que se restringe aos Lençóis Maranhenses, a São Luís, alguns municípios do Piauí e Ceára.

Por ser uma bebida diferente, a tiquira é cercada de lendas, dentre elas a mais conhecida é: “Se você tomar um gole não pode se molhar, pois fica bêbado na mesma hora”. Muitas pessoas nunca viram a tiquira, mas já ouviram falar de sua lenda.Tal dito parece ter surgido entre os índios que consumiam tiquira com alto teor alcoólico e sem nenhuma técnica para refiná-la, acarretando em rápido embebedamento. O fato do contato com a água talvez tenha a ver com o costume indígena de tomar muitos banhos, costume esse herdado por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário