sábado, 9 de abril de 2011

A Tiquira Magu

A Tiquira Magu e comercializada em garrafas de 900ml e 500ml. A partir do mês de abril de 2011, Tiquira Magu ganha um novo rótulo, mais bonito e atraente, com mais informações para o consumidor e com lacre garantido a integridade do produto.

Teor Alcoólico
Tiquira Magu é a primeira Tiquira produzida com controle de teor alcoólico, teor esse de 42° GL, de acordo com orientação pelo departamento de química da Universidade de Brasília. Com esse teor alcoólico, a Tiquira recebe a classificação de aguardente . A Tiquira sem controle tem variação de teor alcoólico entre 36° até 56°, lembrando que a legislação brasileira só permite a produção e comercialização de bebidas com até 54° GL.
Detalhe do teor alcoólico no rótulo.

Por que a Tiquira é arroxeada?
A Tiquira é naturalmente incolor, como muitos outros destilados. Com o tempo houve-se a popularização da Tiquira na cor azulada tendendo para o lilás, isso devido ao acréscimo de folhas de tangerina que liberam um composto reagente com o álcool natural da Tiquira. Mas a Tiquira é tão azulada assim? Na verdade não, é apenas levemente colorida, quase incolor. Uma tiquira muito azul ou roxa denuncia o acréscimo de corantes artificiais a bebida, dentre elas o Cristal Violeta, usado como corante na Indústria Têxtil e nas tintas de canetas esferográficas. Um estudo realizado pelo Departamento de Química da Universidade Federal do Maranhão comprovou que muitos exemplares de Tiquira vendidos nos mercados de São Luís possuem esse corante adcionado, tal corante não foi encontrado em amostras compradas direto de produtores em barreirinhas, um dos grandes produtores de Tiquira. Os químicos ainda recomendam que as autoridades proibam o uso de tal corante, que em super dosagem,pode ser prejudicila à saude,mais informações você encontra no link http://www.scientificcircle.com/pt/52336/identificacao-quantificacao-cristal-violeta-aguardentes/. A Tiquira Magu apresenta-se como uma bebida cristalina e de coloração levemente lilás, utilizando-se apenas do corante natural da folha da tangerina.

Tiquiras comercializadas em São Luís


Tiquira Magu: coloração natural levemente lilás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário